ESCOLA PROFISSIONAL RUIZ COSTA

A Escola Ruiz Costa comemora 30 Anos!


Líder no Ranking das Escolas no concelho de Matosinhos formou mais de 5000 alunos ao longo de três décadas.
Escola Ruiz Costa comemora 30 anos e forma cerca de duas centenas de jovens para o mercado de trabalho.

A celebrar 30 anos de existência, a Escola Ruiz Costa (ERC) localizada em Matosinhos oferece formação profissional nas áreas da informática, novas tecnologias e criatividade dando resposta às necessidades do mercado de trabalho e tecido empresarial local. Com uma empregabilidade de 70% dos seus cursos, a ERC prepara cerca de 200 jovens, anualmente, para carreiras profissionais, tendo já formado mais de 5000 para o exercício de uma atividade profissional qualificada e para o mundo laboral.

A Escola já formou mais de 5000 alunos que seguiram diversas carreiras profissionais ou deram seguimento aos seus estudos através do acesso ao Ensino Superior e que estão integrados em empresas desenvolvendo a sua atividade com base nos conhecimentos e nas competências adquiridos ao longo do curso.

A ERC apresenta uma série de vantagens para os alunos tais como aprender uma profissão para mais facilmente entrar no mercado de trabalho, possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior, compreender desde cedo as normas e os valores das organizações onde posteriormente irão trabalhar, conhecimento aprofundado do mercado, formação em contexto de trabalho (estágios profissionais), ou acompanhamento diferenciado de acordo com as necessidades de cada aluno.

Durante e após o percurso formativo na escola, os alunos têm a possibilidade de realizar estágios internacionais ao abrigo do Programa Erasmus+, um factor diferenciador que lhes possibilita viverem uma experiência no estrangeiro, por forma a conhecerem novas metodologias de trabalho, enriquecer o currículo, ter acesso a novas tecnologias ou a tecnologia específica para o curso, processos de organização e de gestão inovadores em empresas e entidades de referência nas diversas áreas de actividade. A ERC privilegia também experiências internacionais, criando condições para que todos os alunos façam uma visita internacional ao longo dos 3 anos de curso.

A Escola Ruiz Costa mantém ainda, um conjunto alargado de parcerias e protocolos de colaboração com empresas e instituições, no sentido de proporcionar aos seus alunos, estágios e formação prática em contexto de trabalho realmente adequados à área tecnológica específica.

Cisco Networking Academy, Microsoft Technology Associate e Núcleo de Competências

A Escola recebeu o estatuto de Cisco Networking Academy (NetAcad) possibilitando aos seus alunos dos cursos de informática a obtenção de competências técnicas adicionais. Com este estatuto, a Ruiz Costa reforça as suas competências técnicas numa área fortemente especializada e requisitada pelo mercado de trabalho, oferecendo aos seus alunos o acesso ao currículo de formação Cisco e a possibilidade de obtenção da sua certificação CCNA, o que constitui um factor de diferenciação do aluno, tendo em conta o elevado reconhecimento e procura de mercado por parte das empresas empregadoras deste perfil.

A Escola Ruiz Costa reforçou igualmente, a sua oferta formativa através de uma parceria com a Microsoft, dando a possibilidade aos seus alunos de se tornarem um Microsoft Certified Professional iniciando na Ruiz Costa o seu percurso de certificação no programa Microsoft Imagine Academy. A certificação Microsoft Technology Associate (MTA) apresenta diversas vantagens para os alunos, possuindo elevado reconhecimento no sector das TI, e comprovando as competências profissionais de elevado nível que irão facilitar o recrutamento pelas entidades empregadoras e a entrada no mercado de trabalho destes jovens.

Os Núcleos de Competências da ERC são coordenados por Professores da Escola e constituídos por um número alargado alunos. O objectivo é que estes futuros profissionais fortaleçam os conhecimentos técnicos adquiridos em contexto de sala de aula e os apliquem na concretização de projetos de âmbito prático através da simulação de situações reais, facilitando deste modo a sua integração no mercado de trabalho, enquanto técnicos de prestígio nas respetivas áreas de formação.

GERAÇÃO +
Uma iniciativa para demonstrar experiência adquirida e reconhecer talento

Após o seu percurso formativo e como forma de demonstrar a experiência adquirida, os jovens têm a oportunidade de apresentar a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) que consiste num projeto transdisciplinar, integrador de todos os saberes e competências, aprendidos e desenvolvidos ao longo da formação. Esta prova é apresentada perante um júri no final do 3º ano, com defesa da qual, o aluno termina o seu curso mostrando-se qualificado profissionalmente enquanto técnico especializado nível IV e habilitado com o 12º ano de escolaridade.

O “Concurso A Melhor PAP Nacional” tem por objectivo escolher e premiar em cada ano letivo, as cinco melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) de todas as Escolas Profissionais da Subholding Rumos Education, nomeadamente Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla (Profitecla).

A escolha das PAP’s que vão a concurso nacional é da responsabilidade de cada instituição escolar ou polo (no caso da Profitecla). Os autores dos 14 projetos de PAP’s que irão a concurso, serão informados dessa participação, tendo até ao dia 21 de setembro, para melhoria dos respectivos trabalhos, antes da submissão ao júri nacional, no dia 3 de outubro. Posteriormente, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projecto, Viabilidade do projecto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de abordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri.

O autor da melhor PAP seleccionada pelo Júri Nacional será premiado com o “Prémio Rumos Education” de 1000 Euros. Aos autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Aos restantes participantes serão atribuídas menções honrosas.

Desde a criação já passaram pela Escola Profissional Ruiz Costa mais de 5000 alunos que seguiram diversas carreiras profissionais ou deram seguimento aos seus estudos através do acesso ao Ensino Superior, sendo que os jovens que têm um percurso formativo na ERC verificam uma empregabilidade de 69% no mercado de trabalho.