Escola Profissional Ruiz Costa

Sessão “Dependências? Que riscos corre o meu filho/educando, afinal?”

Na passada quinta-feira, dia 2 de março, a eRC abriu, uma vez mais, as suas portas a todos os Pais e Encarregados de Educação que quiseram participar na sessão “Dependências? Que riscos corre o meu filho/educando, afinal?”, dinamizada pelo Gabinete de Orientação Escolar em parceria com a Casa da Juventude de Matosinhos e a Equipa de Prevenção do Centro de Respostas Integradas da ARS Norte.

A adolescência é, por definição, a época das experiências e das transgressões, é, ao mesmo tempo, o período em que se correm riscos e em que se constrói o futuro. Os riscos/perigos espreitam a cada esquina e os Pais/Encarregados de Educação, ainda que conscientes da sua existência, nem sempre sabem como abordar determinadas questões com os seus educandos, de forma a evitá-las no futuro.

Assim, este Encontro teve como objetivos apresentar aos presentes as motivações que levam os jovens a adotar determinados comportamentos de risco, ensinar-lhes como abordar, de forma saudável e construtiva, algumas questões/problemáticas e fornecer ferramentas para que possam ajudar os seus educandos a ultrapassar/contornar obstáculos.

Nesta perspetiva, a sessão foi bastante rica e interessante. Os Pais/Encarregados de Educação participaram de forma ativa, partilharam dúvidas e experiências e ouviram atentamente os conselhos/estratégias que as Técnicas apresentaram.

Atendendo à importância e à pertinência destas questões/temáticas, no futuro, prevê-se a realização de outros encontros entre Psicólogos, Professores e Pais/Encarregados de Educação.

Share/Save

Subscrição da Newsletter